- Como é feito um transplante capilar? O que é o transplante capilar?
- O cabelo transplantado volta a cair?
- É doloroso?
- Quanto tempo demora o procedimento?
- Em quanto tempo é que posso voltar à minha vida profissional?
- Quando é que poderei esperar ver resultados?
- Pode haver rejeição dos folículos transplantados?
- São necessários cuidados especiais antes do transplante capilar?
- Irei ficar com cicatrizes?
- Quem é que pode realizar um transplante capilar? Há algum limite de idade para realizar um transplante capilar?
1 – O transplante capilar é um procedimento que trata a alopecia androgenética, através da extração de unidades foliculares de uma zona dadora do próprio paciente para a zona afetada pela calvície
2 – Não, o cabelo transplantado não sofre a ação da Dihidrotestosterona (DHT), que é a causa da alopécia androgenética. Poderá sofrer queda apenas por outras patologias ou desequilíbrios hormonais.
3 – Após a anestesia local o procedimento é indolor, podendo ser necessário realizar algum reforço para minimizar algum desconforto que possa surgir.
Nos dias após o procedimento, apesar de não ser frequente, pode haver alguma dor que é eliminada através recurso a medicação oral.
4 – Poderá variar entre as 6 horas, no caso de um transplante simples, e as 10h no caso de um transplante duplo, incluindo os tempos para refeições.
5 – Apesar dos primeiros 4 dias após o procedimento serem os que requerem alguns cuidados, o ideal será só retomar a atividade profissional entre os 8 e os 12 dias.
6 – Os primeiros resultados surgem entre o 4º e o 6º mês, sendo que depois dessa fase há uma evolução progressiva até ao resultado final, que será atingido por volta dos 12 meses na linha frontal e por volta dos 18 meses na região da coroa. Daí o acompanhamento dos nossos pacientes começar antes do procedimento e só termina após os 18 meses.
7 – Não, sendo apenas uma relocalização dos folículos da própria pessoa, não há essa possibilidade.
8 – Os cuidados a ter antes do transplante capilar passam simplesmente pela abstenção de ingerir bebidas alcoólicas, café e toma de determinados medicamentos.
9 – A técnica de extração utilizada (FUE – extração de unidades foliculares) permite minimizar ao máximo eventuais cicatrizes e que as mesmas sejam praticamente impercetíveis.
10 – Qualquer adulto pode realizar um transplante capilar, seja do sexo masculino ou feminino, aliás, cerca de 20% dos transplantes capilares são realizados a mulheres.
Temos sempre de ter em atenção pacientes com algumas patologias especificas ou com outros tipos de alopecia cuja solução não será compatível com o transplante capilar. Daí a importância da consulta pré-transplante, que nos permite conhecer melhor o historial clinico dos nossos pacientes e assim não termos de impor um limite máximo de idade para realizar o procedimento.