A perda de cabelo é sinónimo de grande desassossego nas pessoas, não só por razões estéticas, mas também de autoconfiança e segurança em si mesmo. Além disso, quando a queda de cabelo se verifica devido a doenças ou alterações hormonais, gera preocupação pois é um indício de distúrbio no organismo.
Existem vários tipos de queda de cabelo (alopecia). Algumas temporárias, outras definitivas. Importa perceber a diferença entre elas e a solução mais eficaz, que lhe devolve o cabelo no seu estado natural.
O que é a Alopecia?
A alopecia caracteriza-se pela repentina perda de cabelo do couro cabeludo ou de qualquer outra região do corpo. O cabelo cai em grandes quantidades, ficando mesmo sem cabelo em determinadas áreas.
O principal sinal de alopecia é a perda intensiva de cabelos por dia. É natural que, por dia, se perca entre 50 a 100 fios de cabelo. No entanto, quando esta perda é mais significativa e se faz notar na almofada, ao pentear ou lavar o cabelo, é um sinal que poderá ter alopecia.
Além disso, outro sinal ainda mais evidente é quando existem regiões no couro cabeludo com pouco ou nenhum cabelo.
Tipos de alopecia
Alopecia androgenética
É conhecida também por calvície e é caracterizada pela perda parcial ou total de cabelo no couro cabeludo, sobretudo na linha frontal (homens) e na parte superior da cabeça (homens e mulheres). Deve-se, essencialmente a fatores de hereditariedade, idade e hormonas, como a testosterona, afetando uma percentagem maior de homens do que de mulheres. A perda de cabelo pode ter início em qualquer idade, durante ou após a puberdade, até mesmo durante a adolescência.
Alopecia areata
Caracteriza-se pela perda súbita de cabelo em determinas áreas, com aparência redonda e irregular. Esta perda pode ser temporária, uma vez que o cabelo pode voltar a nascer passados uns meses. Normalmente, é causada por fatores emocionais e autoimunes. Este distúrbio pode ser provocado por uma disfunção do sistema imunológico, que ataca os próprios tecidos.
Alopecia traumática
Pode ser causada por agressões físicas ou químicas aos cabelos e ao couro cabeludo.
Alopecia seborreica
Trata-se de uma queda de cabelo temporária, resultante de alterações hormonais ou por circunstâncias do estilo de vida (stress, má alimentação, choque emocional, entre outras). Quando as causas desaparecem, o cabelo volta a crescer.
Alopecia cicatricial
As causas deste tipo de alopecia estão associadas a danos ao couro cabeludo e a fatores hereditários (predisposição genética ao dano no couro cabeludo). Resulta da formação de cicatrizes permanentes nos folículos pilosos.
Eflúvio
Caracteriza-se por um período de tempo em que o cabelo cai de forma mais intensa, mas naturalmente. Manifesta-se como a queda generalizada de fios de cabelo, a partir de folículos em repouso.
A solução para a queda de cabelo!
De todos os tipos de alopecia designados acima, a alopecia androgenética é a mais preocupante, por ser aquela cujos efeitos são irreversíveis. Por forma a tornar a situação mais leve, devolvendo a autoestima e confiança, o transplante capilar pode ser a melhor solução.
O transplante capilar FUE (Follicular Unit Extraction) caracteriza-se por extrair individualmente unidades foliculares da parte do couro cabeludo onde tem maior densidade capilar e são transplantados nas áreas afetadas. Esta técnica é uma arte, em que especialistas trabalham minuciosamente para evitar cicatrizes.
Este é um procedimento rápido, sem necessidade de internamento. No entanto, apesar de não ser uma cirurgia de risco, a técnica tem de ser feita com perícia e engenho, demorando cerca de 6 a 10 horas, dependendo da quantidade de folículos a transplantar. Os fios de cabelo são implantados na mesma direção e ângulo que os fios anteriores, pelo que os resultados são eficazes e naturais. Cada cliente é avaliado e acompanhado pela equipa formada e especializada da Hairvolution, para que lhe possa ser sugerido o melhor plano para si.
Recupere a sua autoestima, o seu cabelo natural e a sua segurança! Faça aqui a sua avaliação capilar, sem qualquer compromisso!